"De quem é esta floresta amazônica, afinal?"
Bem, essa estória é mais velha que minha santa vovozinha,
e a pergunta que não quer calar é essa ai de cima, que foi feita pelo jornal New
York Times.
E que foi respondida dessa maneira pelo nosso excelentíssimo Presidente da Republica Luis Inácio Lula da Silva:
"O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono. O dono da Amazônia é o povo brasileiro: são os índios, os seringueiros, os pescadores. Mas também somos nós. Temos consciência de que é preciso diminuir o desmatamento, as queimadas. Mas também temos a consciência de que é preciso desenvolver a Amazônia."
É isso ai, o presidente tem toda razão quando diz que a Amazônia é nossa, mas pelo visto ele não move a bunda da cadeira para fazer parecer que realmente somos os verdadeiros donos, como ele mesmo diz.
Mas, o Senador Cristovam Buarque deu uma resposta bem mais inteligente ainda,
sobre a internacionalização da Amazônia, para o aluno de uma universidade
americana:
"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso. Como humanista, sentindo e risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a Humanidade. Se a Amazônia, sob uma ótica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço. Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado...
Enquanto perguntas são feitas e respondidas, a Amazônia está literalmente virando fumaça...
Quem parece ser os maiores donos da Amazônia são donos de madeireira e afins.Esses sim fazem o que querem lá.O governo não faz nada,só toma atitudes paliativas e só quando o assunto chega à mídia (o que acontece de vez em quando),aí a população fala que é uma vergonha,que ninguém faz nada,reclama do governo(até com razão),mas,infelizmente,parece que ninguém se interessa muito,porque depois passa.Alguns acham que não vão mudar nada mesmo,aí nem tentam saber o que podem fazer...e assim, a gente vai se acomodando.O povo brasileiro se gaba muito de ser dono da Amazônia,mas se continuar assim, daqui há alguns anos não haverá mais muita coisa do que se orgulhar por lá.Coloquei um link na minha página para assinatura do 'Meia Amazônia Não',do GreenPeace. Depois,se você puder ( e quiser,é claro)participa.Bjos:)
Tem toda razão minha querida, disse tudo e mais um pouco.
Farei uma visita no seu blog...
Bjoks
A floresta amazônica é nossa, de todos os brasileiros e que não venham os demais países que destroem ferozmente os recursos naturais querer apossar-se dela.
A resposta de nosso pseudo-alfabetizado presidente lula, só demonstra sua capacidade, com uma resposta tão superficial. Se depender das ações do governo, a Amazônia será internacionalizada sim...
Bjs.